PT  EN

A Reabilitação de Edifícios

O papel do Arquiteto na Reabilitação de Edifícios


A reabilitação urbana deve ser encarada como um instrumento estratégico, capaz de dar resposta às atuais necessidades das cidades, quer na vertente competitiva, quer de sustentabilidade social, económica e ambiental.

Reabilitar edifícios é uma componente importante no processo de Reabilitação Urbana, e vai para além das preocupações estéticas e funcionais, é uma forma eficiente de melhorar a cidade e o território, permite um maior controlo da expansão urbana, transformando as estruturas existentes para satisfazer as necessidades atuais e assim prevenir a degradação acelerada dos edifícios.

Um dos grandes desafios da Reabilitação Urbana é preservar as pré-existências de valor histórico e cultural de que são exemplo os elementos decorativos, as fachadas históricas e traços culturais. O arquiteto, como profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto, desempenha um papel preeminente ao propor alterações que respeitem o carácter original do edifício, utilizado materiais semelhantes ou técnicas de restauro adequadas. É desta forma possível conciliar a modernização do espaço com a preservação da identidade do edifício e da envolvente.

« Voltar